Experincia De Informtica

O que aconteceria se houvesse, na mesma máquina e numa mesma partção do hd, dois sistemas operacionais diferentes: Windows 2000 e Windows 98. Os bons conhecedores de informática diriam que isto é um absurdo e que daria conflito e coisa e tal. Mas descobri um meio de tornar isso possível.

A razão do conflito é justamente no diretório de programas do Windows. Sabemos que o Windows 98 tem como diretório do sistema padrão c:windows (que pode ser alterado pelo programa de instalação) e o windows 2000, por ser uma versão atualizada do Windows NT, possui como diretório de sistema c:winnt, o que não geraria nenhum conflito entre os arquivos de sistema. Sem contar que as configurações de usuário do Windows 2000 estão em um diretório para cada usuário da máquina na pasta c:Documents and settings enquanto no Windows 98 essas configurações estão na pasta c:windowsProfiles, o mesmo sistema antes adotado pelo Windows NT 4. Apesar disso, a pasta c:Arquivos de programas de ambos os sistemas possuem estrutura e árvore bastante semelhantes, o que, no caso de uma instalação dos dois sistemas em uma mesma partição poderia substituir os arquivos do sistema anteriormente instalado, tornando parte dos programas inoperantes, já que a arquitetura dos dois Sistemas Operacionais é diferente.

Para resolver esse problema e tornar isso possível há dois métodos. O primeiro é criar uma instalação personalizada do windows utilizando o Windows 98 Resource Kit (Kit de recursos do Windows 98, em inglês). Com ele é possível criar um arquivo de configuração que configura desde ítens que temos que mexer durante a instalação, até coisas que não temos acesso no programa de instalação como os diretórios do sistema (c:windows por exemplo), os diretórios onde ficam os arquivos temporários (c:windowstemp) a pasta de documentos (c:Meus Documentos, na versão em português do sistema) e o diretório onde ficarão os programas (c:Arquivos de Programas na versão em português). Neste caso, bastaria colocar neste arquivo de configuração do programa de instalação, outro caminho para o diretório dos programas como por exemplo c:programas, c:windowsprogramas, ou ainda c:programas do windows 98, etc. Mas para fazer isso é necessário conhecer o Resurce kit e seu conjunto de aplicativos. Se quiser conhecer um pouco mais sobre o Windows 98 Resource Kit, ele está no CD Original do Windows 98.

Mas há uma solução mais simples, basta instalar as duas versões do Windows em idiomas diferentes. Foi o que fiz. Eu já havia instalado o Windows 2000 em português. Para não gerar conflito, procurei no Kazaa o Windows 98 em Inglês e instalei. O diretório de programas pela versão em inglêsé c:program Files e isso tornou um sistema independente do outro.

Para isto se tornar possível, a partiçãoonde está instalado oWindows 2000 deve ser FAT32. Se for NTFS esquece, pois não é possível instalar o Windows 98 neste sistema de arquivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s