Juventude Sem Rumo

Imagine a seguinte situação: você ouve uma música pois acha legal o ritmo e suas batidas, sendo o som dançante e contagiante. Para memorizar a música, começa a cantá-la. E não se dá conta de que está engolindo uma mensagem torpe, vulgar e criminosa. É esse o ciclo do funk.

Infelizmente em nossa juventude, a embalagem tornou-se mais importante que o conteúdo. O recente caso das pulserinhas coloridas denota a superficialidade das ações de nossos jovens. Muitas pessoas, meninos e meninas, utilizavam as pulseiras sem saber o seu significado.

A juventude brasileira de hoje está vaga de ideologia. Seus ideais, manipulados pela mídia, são consumistas, egoístas e inconsequentes. A loucura, a insanidade e a ausência de causas coletivas coerentes a serem defendidas, tornaram o discurso do jovem inóquo. Nossa sociedade precisa do apoio da juventude, mas esta se abdica de seu poder, fantasiando em um universo fútil e paralelo, talvez temendo os fantasmas vividos por gerações passadas.

Historicamente vivemos na repetição incessante de fórmulas gastas, os quais tolamente insistimos em usá-las. O humor de bordão, o hábito de “julgar o livro pela capa”, ou de abdicar da opinião própria por aceitação social, tudo isso são sintomas de uma juventude sem rumo e sem orientação. O fato é que nunca existiu e nem existe uma figura ao qual possam se espelhar e tomar como exemplo e isto faz com que se identifiquem com qualquer voz que tumultue o status quo estabelecido, que por sua vez, absorve esta voz através do modismo.
É importante que se tome uma atitude frente a isto. Mas esta ação deve ser coordenada por todos os elementos significativos de nosso corpo social: governo, mídia, imprensa, sociedades de classe, iniciativa privada, instituições religiosas, culturais e de ensino, além da própria sociedade civil, para que num esforço coordenado e coletivo, possam reverter esse quadro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s