Neste final de semana, li no jornal “Folha de São Paulo”, em sua edição online que o governo do estado de São Paulo estaria boicotando programas de saúde do governo federal. Os programas SAMU e UPA não possuem participação do governo estadual, onde o governo federal e o município arcam meio a meio os recursos de funcionamento. Por outro lado, o governo do estado tem o programa AME que de certa forma, é redundante, pois possui características similares a das UPA’s, exceto por se tratar de uma clínica de especialidades. Essa situação possui uma explicação clara: uma política narcisista e egoísta.
Ninguém quer dar o braço a torcer. O principal problema é que mesmo sendo uma solução boa e adequada, pode sofrer um absurdo boicote, simplesmente porque, o governo é de oposição. Por outro lado, é preciso se não for possível implantar uma solução nacional, auxiliar e apoiar soluções locais. Mas o boicote partiu do governo estadual paulista, que além de não apoiar a implantação de programas federais de saúde, não aceitou o repasse de verbas proposto pelo governo federal para estes programas.
Não se deve resolver a seu modo, os problemas da população. É preciso um esforço sinérgico de todas as esferas governamentais para que a saúde da população receba o tratamento adequadamente digno, e para todos.
Se gostou do texto, divulgue a seus amigos e participe da campanha Reage, São Paulo, escrevendo a hashtag #reageSP em suas mensagens no Twitter, contra 16 anos de inércia e desrespeito dos governos tucanos em SP.